Reflexões sobre a comunicação para eficácia na evangelização marcam a 6ª edição da ENACOM

A Escola Nacional de Comunicação da RCCBRASIL aconteceu entre os dias 16 e 22 de janeiro, na Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), sendo concentrada a maioria das atividades no Auditório São Paulo. Promovida pelo Ministério de Comunicação Social, a escola teve por objetivo contribuir para uma evangelização mais eficaz, por meio da produção de conteúdo audiovisual e reflexão sobre a comunicação.

Diversos comunicadores do Brasil – alunos que já atuam como profissionais da comunicação, mas também de outras áreas – membros de Grupos de Oração da Renovação Carismática Católica e de outros movimentos, fizeram parte da ENACOM.  A escola contou com aulas teóricas e práticas, contribuindo com a fixação do conteúdo para os alunos.

Reflexões sobre o contexto atual da comunicação e os meios de propagação da mensagem do Evangelho foram temas abordados na escola. Para isso, diversos professores ministraram os temas, dentre eles, a mestra Adriana Pereira, da Faculdade Canção Nova, que enfatizou a importância do jornalismo religioso no mundo atual. “Ele precisa ultrapassar as realidades deste mundo, dando aos acontecimentos valor e significado superiores”, afirmou.

Giancarlo Souza, coordenador do Ministério de Comunicação Social da RCCBRASIL, em uma de suas formações, pontuou que a comunicação eficaz procede a liderança e a missão, enfatizando a importância das reflexões sobre a comunicação na Igreja. Eliedna Pereira da Silva Borges (Goianésia – GO), que participou da segunda etapa da ENACOM, disse: “Renovei meu compromisso missionário, e quero continuar em estado permanente de missão”.

Nos momentos das atividades práticas e externas, os alunos puderam fazer uma visita especial à Sede da Renovação Carismática Católica no Brasil, localizada em Canas (SP) para conhecer melhor o funcionamento do Escritório Nacional do movimento, incluindo o Departamento de Comunicação. Também visitaram o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, os estúdios da TV Aparecida, o Portal A12 (canais que fazem parte do complexo da Basílica) e participaram da gravação do Programa Celebrando Pentecostes.

Os alunos realizaram atividades de produção de texto, vídeo e fotografia e tiveram a oportunidade de realizar estágio supervisionado durante o ENF 2020, realizando a cobertura dos workshops dos Ministérios, produzindo conteúdo para o canal da RCCBRASIL no Youtube. Para Ivanildo Alves da Silva (Itapevi/SP), a ENACOM foi um grande divisor de águas em sua vida. “Todos os professores possuem uma boa didática, além de serem acessíveis e comprometidos com o conteúdo temos a oportunidade tirar dúvidas e aprender com suas experiências em comunicação”, relatou.

Durante a ENACOM 2020, nove professores ministraram as aulas para 41 alunos divididos em duas etapas. No geral, a escola contou com aulas de Giancarlo Souza (Jornalista e coordenador do Ministério de Comunicação Social da RCCBRASIL), Jersey Simon (Jornalista e coordenador da Comissão de Comunicação da RCCBRASIL), Gustavo Huguenin (Designer e membro da RCC Florianópolis/SC), Delano Barroso (Diretor de Imagem e Repórter Cinematográfico, membro da RCC Fortaleza/CE), Éder Machado (Radialista e membro da RCC/CE), João Cláudio Rufino (Professor e Coordenador da Comissão de Reflexão Teológica da RCCBRASIL), Laura Galvão (Jornalista e Apresentadora de TV, membro da RCC Guaratinguetá/SP) e também estiveram ministrando aulas, os profissionais e membros da Comunidade Canção Nova: Pedro Teixeira (Diretor de Imagem), Cleber dos Santos (Especialista em Marketing e Gestão), Wesley Almeida (Fotógrafo) e Adriana Pereira (Jornalista).

Fonte: https://www.rccbrasil.org.br/eventos/index.php/artigos/1633-

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *