São João Paulo II, o papa que abraçou a Renovação Carismática Católica

No dia em que iniciou o seu pontificado, a Igreja Católica celebra a festa litúrgica de São João Paulo II. Conhecido por sua simplicidade e carisma, durante sua jornada pontifícia, sempre se mostrou atento à voz do Espírito Santo. De origem polonesa, governou a Igreja de Cristo durante cerca de 26 anos, tendo assim, o terceiro maior pontificado da história.

Sua trajetória, marcada por desafios, perdas e um verdadeiro compromisso com a fé, o levou a se tornar uma das figuras mais influentes da Igreja Católica. A vida de São João Paulo II é um testemunho de fé, amor à família, dedicação à paz e, principalmente, de santidade.

Origem

Karol Józef Wojtyła, que mais tarde se tornaria São João Paulo II, nasceu em 18 de maio de 1920, em Wadowice, Polônia. Cresceu em uma família católica e enfrentou desafios desde o início de sua vida. Sua mãe, Emília, passou por uma gravidez de risco, mesmo assim optou por continuar com a gestação, uma decisão que moldou o futuro defensor da vida. A morte prematura de sua mãe e de seu irmão mais velho, Edmund, por complicações de uma epidemia de escarlatina, marcou sua infância. Seu pai, um oficial do exército polonês, desempenhou um papel crucial em sua educação, incutindo nele valores de patriotismo, fé e amor à Virgem Maria.

Ele experimentou a ocupação nazista na Polônia durante a Segunda Guerra Mundial, onde sofreu a perda de sua terra natal e testemunhou o sofrimento de seu povo. Foi durante esse período que iniciou sua vida religiosa, entrando para o seminário em 1942. Foi ordenado sacerdote em 1946 e passou a dedicar sua vida ao serviço religioso, enquanto também enfrentava as dificuldades impostas pelo regime nazista.

Pontificado

A ascensão de Karol Wojtyła à posição de Papa João Paulo II em 1978 marcou um momento histórico, já que ele se tornou o primeiro Papa não italiano em cerca de 450 anos. Um dos pilares de seu papado foi a defesa dos valores da família, que ele chamou de “santuário da vida”. Além disso, João Paulo II desenvolveu a Teologia do Corpo, que enfatizou a inviolável dignidade de todo ser humano como parte do plano de amor de Deus. Seu lema, “Totus tuus”, reflete sua devoção à Virgem Maria, a quem ele creditou sua sobrevivência após um atentado em 1981.

Durante o seu pontificado, João Paulo II teve muitas realizações, incluindo a criação das Jornadas Mundiais da Juventude, a redação de 14 encíclicas, a organização de 15 assembleias do Sínodo dos Bispos e a nomeação de 231 cardeais. Além disso, ele beatificou 1.338 pessoas e canonizou 482 santos, demonstrando sua dedicação à santidade e à santificação dos fiéis.

Mesmo sofrendo a doença de Parkinson nos últimos anos de sua vida, ele continuou a servir como um exemplo de santidade e amor ao próximo. Seu funeral, que reuniu milhões de fiéis em Roma, testemunhou a devoção que as pessoas tinham por ele, levando à proclamação do “Santo Súbito” por parte das multidões.

Papa João Paulo e a RCC

Além de suas contribuições para a Igreja e para o mundo, São João Paulo II também teve uma relação próxima com a Renovação Carismática Católica. O Papa reconhecia a capacidade da RCC em trazer pessoas de volta à Igreja e via-a como um importante movimento de renovação espiritual. O apoio do Papa à RCC foi evidente em suas palavras e ações.

“Vida Longa aos Carismáticos”

Durante seu papado, João Paulo II teve vários encontros com membros da Renovação Carismática. Um desses encontros aconteceu durante a Vigília de Pentecostes em 1979, quando ele se apresentou a um grande grupo de carismáticos e, de forma espontânea, proclamou as palavras: “Vida Longa aos Carismáticos!”.

Papa João Paulo II é um grande exemplo de que é possível viver a santidade nos dias atuais. É um dos grandes santos contemporâneos que inspira a Igreja, a juventude e por quem os carismáticos tem um carinho e devoção especial.

Que São João Paulo II rogue por nós e que aprendamos com ele a sermos cada dia mais santos!

 

– Saiba mais sobre a relação de São João Paulo II com a Renovação Carismática Católica clicando em RCC e os Papas

Compartilhe em suas redes sociais