Nossa História

Um pouco da Nossa História
 

 

Essa corrente de graça chegou à Diocese de Limeira a partir de 1976, quando irmãos que haviam participado de encontros na Vila Brandina, em Campinas/SP, começaram a se reunir na casa de Evanilde da Roz, na cidade de Leme. Logo foi formado um pequeno Grupo de Oração que, em 1978, passou a se reunir na Paróquia Imaculada Conceição.

Em 1980, na cidade de Pirassununga, a irmã Maria Neusa de Oliveira, religiosa da Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Santa Casa de Misericórdia, iniciou um grupo de oração com o nome de “Cenáculo Bom Jesus”.

Em 1982, na cidade de Limeira, um grupo de estudantes universitários, após experimentarem a graça do batismo no Espírito Santo, transformaram uma república estudantil em um “Cenáculo” para compartilhar a experiência carismática com seus amigos. Com o crescimento do número de participantes, o espaço da república tornou-se pequeno. No ano seguinte, o grupo foi acolhido na Paróquia Santa Rita de Cássia, dando início formal ao grupo de oração que recebeu o mesmo nome da santa das causas impossíveis.

A partir de então, a chama de Pentecostes se espalhou por toda a diocese:

1981 – Araras: Grupo de Oração Maria Auxiliadora.

1984 – Americana: Grupo de Oração Fonte de Água Viva.

1986 – Leme: Encontros de oração carismática nas casas.

1986 – Arthur Nogueira: Grupo de Oração Nossa Senhora das Dores.

1988 – Porto Ferreira: Grupo de Oração A luz de Deus Brilha.

1988 – Iracemápolis: Grupo de Oração Caminhando com Jesus e com Maria.

1989 – Cosmópolis: Grupo de Oração Cristo Amigo.

1990 – Nova Odessa: Grupo de Oração Farol do Senhor.

1990 – Descalvado: Grupo de Oração Rainha da Paz.

1991 – Engenheiro Coelho: Grupo de Oração Cristo é Vida.

1995 – Conchal: Grupo de Oração Jesus e Maria.

1997 – Santa Cruz da Conceição: Grupo de Oração Caminhando com Jesus.

2016 – Analândia: Grupo de Oração Nossa Senhora de Pentecostes.

O Espírito Santo, em sua generosidade, transbordou a graça e, atualmente, a Diocese de Limeira conta com 100 grupos de oração espalhados por quase todas as cidades da diocese. Cada grupo de oração tem a missão de semear a Cultura de Pentecostes, “a única que pode fecundar a Civilização do Amor e da convivência entre os povos” (Papa João Paulo II, 2002).

 

(texto adaptado de: RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Renovação Carismática Católica do Estado de São Paulo: Um celeiro de Pentecostes. São José do Rio Pardo: Editora Presença, 2016)