Saiba como viver a Consagração ao Espírito Santo

PROPOSTA

Em preparação à Festa de Pentecostes de 2021, toda a Renovação Carismática Católica do Brasil (Movimento Eclesial), de todos os Estados e dioceses e cada membro de Grupo de Oração, é encorajada a fazer 30 dias de consagração ao Espírito Santo, iniciando no dia 14 de abril e encerrando no dia 13 de maio, tendo como roteiro o livro “Consagração ao Divino Espírito Santo”, de Jean-Phillipe Roullier, livro este traduzido para várias línguas e largamente utilizado na França em preparação ao Jubileu de Ouro da RCC. Numerosos são os testemunhos desta dinâmica de oração que por ação do Espírito tem se espalhado por diversos Países, sem qualquer iniciativa ou autopropaganda do autor do livro. Os Estados e Dioceses, assim como cada carismático individualmente, poderão adquirir o livro na Editora da RCCBRASIL.

ADIQUIRA JÁ!

JUSTIFICATIVA

O mundo, mais do que nunca, está precisando do Consolador nestes tempos tão difíceis. Quando o Espírito Santo se move, quando Ele age, a consolação nos envolve, a coragem nos inunda e o amor de Deus nos cura.

No dia 1 de janeiro de 1901, o Papa Leão XIII rezou o Veni Creator Spiritus e consagrou o século XX ao Espírito Santo. Como consequência, o século XX é chamado de “o século do Espírito Santo”, porque foi neste século que teve início, por pura iniciativa de Deus, o movimento pentecostal no mundo e o nascimento da Renovação Carismática Católica, dentre outros Movimentos, como fruto do Concílio Vaticano II.

Ao convocar o Concílio Vaticano II, o Papa São João XXIII, rezou:  Renova em nossa época os prodígios, como em novo Pentecostes; e todos nós sabemos como Deus atendeu a essa prece, deixando entrar na Igreja um sopro novo do Espírito!

Assim, num gesto de grande fé na ação do Espírito, todos unidos em oração, e de posse do livro “Consagração ao Espírito Santo”, recentemente lançado pela Editora RCCBRASIL, iremos também nós fazer a nossa consagração ao Divino Espírito.

 

ROTEIRO DIÁRIO DA CONSAGRAÇÃO

A consagração ao Espírito Santo é uma proposta simples, porque as coisas de Deus são simples. Os passos para a oração diária serão sempre os mesmos:

- começamos rezando 1 Pai-Nosso, 3 Ave-Marias, 1 Glória ao Pai, colocando-nos na presença de Deus e sob a intercessão de Nossa Senhora;

 

- a seguir, lemos e meditamos um texto bíblico sobre o Espírito Santo (indicado a cada dia no livro);

 

- após a meditação da Palavra, o livro apresenta uma breve colocação sobre o Espírito Santo feita por um santo, um doutor da Igreja ou um teólogo. São textos bem curtos, mas que tocam o nosso coração e nos tornam ainda mais receptivos ao Espírito;

 

- encerramos com uma oração (modelo sugerido no livro, mas podemos também fazer nossa própria oração em resposta ao que meditamos).

 

É uma caminhada de 30 dias e, a cada dia, aprimoraremos a nossa entrega e nossa consagração ao Espírito Santo. A cada aspecto da nossa vida que entregamos a Ele, inicia-se a sua ação poderosa naquela área; Ele intervém e tudo é transformado.

“Sempre quando intervém, o Espírito Santo nos deixa maravilhados. Suscita eventos cuja novidade causa admiração, muda radicalmente as pessoas e a história.” (Discurso de São João Paulo II aos participantes do Congresso Mundial dos Movimentos Eclesiais).

Deixemo-nos transformar pelo Espírito Santo! Que esta consagração abra espaços na nossa vida e no nosso coração para o Espírito inaugurar coisas novas que deixem as pessoas maravilhadas e que seja motivo para glorificarem a Deus!

 

NOVENA  AO ESPÍRITO SANTO (DE PENTECOSTES)

(14 a 22 de maio de 2021)

 

Encorajado pela Irmã Elena Guerra, o Papa Leão XIII publicou vários documentos importantes sobre o Espírito Santo, sendo que o primeiro deles, escrito em 1895, foi uma Carta Apostólica, Provida Matris Caritate, a qual terminava pedindo aos fiéis para rezarem uma novena solene (9 dias de oração) ao Espírito Santo, entre as Festas da Ascensão e do Pentecostes, suplicando a unidade dos cristãos.

A proposta é fazermos esta novena oficial da Igreja logo após o término dos trinta dias de consagração ao Espírito Santo. Assim sendo, no dia 13 de maio – após 30 dias consecutivos – encerraremos a Consagração ao Espírito Santo e no dia 14 de maio iniciaremos a Novena ao Espírito Santo. Encerraremos a Novena no dia 22 de maio, quando unidos a toda a Corrente de Graça somos convidados a participar da Vigília de Pentecostes organizada pelo CHARIS – Serviço Internacional para a Renovação Carismática Católica. Dia 23 é a Solenidade de Pentecostes.

Se conseguirmos envolver cada servo e cada participante de nossos Grupos de Oração nesta caminhada de 40 dias com o Espírito Santo, com certeza poderemos testemunhar a Sua ação poderosa no meio de nós! Teremos um antes e um depois, será um marco na vida do nosso Movimento, na nossa vida pessoal e no nosso país como um todo.

O arquivo com a Novena de Pentecostes será disponibilizado para download nos próximos dias. Fique atento!

Compartilhe em suas redes sociais